terça-feira, 10 de agosto de 2010

Itapira

Passei este fim de semana em Itapira para comemorar o dia dos pais. Estou fora da minha cidade natal há quase 8 anos já. Nesse tempo todo visito ocasionalmente meus pais e família. O tempo que demoro para ir para lá me permite verificar as mudanças que vão acontecendo cotidianamente na cidade.

Itapira está localizada na mesorregião de Campinas e na microrregião de Mogi-Mirim. Possui pouco mais de 70 mil habitantes. A cidade tem cara de pequena, pacata... mas possui alguns encantos também...

Entre os itapirenses famosos estão: César Menotti, cantor da dupla sertaneja "César Menotti & Fabiano"; Hilderaldo Luiz Bellini, ex-futebolista brasileiro, capitão da Seleção Brasileira na copa de 1958, a primeira vencida pelo Brasil, imortalizou o gesto de levantar a taça que até hoje é repetido no mundo todo; e Marcelo Bonfá, baterista da banda "Legião Urbana".

O município é conhecido como "Cidade dos Loucos" porque possui três grandes hospitais psiquiátricos, sendo um deles um dos maiores em tamanho de todas as Américas e do mundo, o "Instituto Bairral de Psiquiatria", com mais de setenta anos de tradição.

Apesar de gostar muito de Itapira, acho que ela está um pouco abandonada ultimamente. Nos últimos tempos ela tem recebido muitos migrantes (por causa da construção civil e da cultura da cana-de-açúcar) e não tem conseguido se adequar corretamente a esta nova realidade. Fico até um pouco triste por isso...

Acho que a cidade tem potencial, mas falta visão. Eu acredito que se poderia investir no ecoturismo/turismo rural, na indústria médica e de papel e celulose, na hotelaria e agricultura. Falta também ter uma política séria em relação à migração e à educação. Eu torço por Itapira e espero que um dia ela se torne uma grande cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário